quarta-feira, 9 de julho de 2014

AS METAS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

AS METAS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO
META 3
1.  PROMOVER A IGUALDADE ENTRE OS SEXOS E A AUTONOMIA DAS MULHERES.

1.1     Introdução

A escolha do projeto foi por observar a sociedade machista que vivemos, conheci uma comunidade no nordeste onde as garotas sempre foram educadas para servir os homens desde cedo. Onde garotas são obrigadas pelas próprias mães á servir os irmãos, creio que buscar por igualdade é educar desde cedo nossos filhos a dividir tarefas independente de sexo.

2.  PROJETO EM PRATICO

2.1     Lugar e Objetivo

As atividades do projeto foram iniciadas no mês de maio de 2014, na Creche Menino Jesus no Centro Comunitário San Gennaro no bairro da Mooca.
A creche tem 25 crianças matriculadas entre 2 e 4 anos, esta creche é também meu local de trabalho, por isso a escolhi. Como trabalho como cozinheira, profissão que muitos enxergam sendo como uma profissão feminina, decidi convidar um amigo para juntos fazer o meu trabalho na cozinha, mostrando assim para as crianças que em qualquer sexo pode se fazer qualquer trabalho, com isso as crianças em casa teriam outra visão da mulher na sociedade.

2.2     O Projeto

Inicialmente conversei com os pais sobre o projeto, deixando eles livres para discordarem se eles não quisessem que seus filhos participassem disso, como no dia não consegui conversar com todos os pais, pois muitos pais mandam filhos maiores ou amigos, para irem levar e buscar seus filhos, então decidi fazer o projeto apenas com as crianças que conversei com os pais, neste caso, 15 crianças.
Depois que os pais concordaram coloquei o projeto em pratica, com duração de apenas um dia. Iniciei uma conversa com as crianças no cantinho onde eles brincam, explicando para eles sobre o que iriamos fazer de uma forma que eles entendessem. Logo em seguida com a ajuda de mais duas babás, levamos as 15 crianças para cozinha e lá expliquei o que faço todos os dias lá, desde o café da manhã até o lanche da tarde, expliquei que tenho que cozinhar, lavar a louça e limpar o chão ao fim do dia, assim como as mães deles fazem em casa.
Após explicar tudo o que fazia lá, perguntei para eles se o meu amigo poderia fazer o trabalho no meu lugar, algumas crianças não responderam, mas a maioria disseram que não, e quando questionei porque, a resposta foi unanime: “Porque isso é trabalho de menina” . Após ter a resposta, pedi para que meu amigo lavasse as canequinhas das crianças que estavam na pia, enquanto ele lavava expliquem para as crianças que não tem trabalho de menino e menina, que hoje em dia podemos e devemos fazer o que quisermos, e que dividir tarefas em casa com nossos irmãos e irmãs para ajudar a mamãe não tem problema nenhum, que isso é o correto, enquanto meu amigo lavava as canecas comecei a cortar legumes para fazer o almoço, e continuei conversando com as crianças sobre a ajuda em casa, em sempre ajudar a mamãe a fazer algo que seja possível para eles, como eles ainda são novos, dei exemplos, de jogar o lixo dentro do lixo, de levar a louça até a pia e etc.
Até que no fim do dia, depois de ter conversado de manhã enquanto fazia o almoço, a tarde logo após o lanche as crianças recolheram os brinquedos ajudando as babás, e eu expliquei que é muito importante tanto menina quanto meninos fazerem aquilo também em casa, para ajudar suas mães.

3.  CONCLUSÃO

No final do dia com aquelas crianças, notei que muitas delas tinham ensinamentos adequados vindo de casa, seus pais não tem problema em deixar os meninos fazer serviços que muitas vezes são taxados como de mulherzinha. Crianças relataram que seus pais dividem tarefas, que seus pais ajudam suas mães em casa. Assim, neste dia cheguei a conclusão que aquelas crianças no futuro terão uma maior capacidade de respeitar as mulheres, deixando de lado o preconceito da sociedade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Texto As metas de desenvolvimento do milênio (disponível em: www.pnud.org.br/hdr/arquivos/RDH2003/hdr2003_01.doc )

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