AS METAS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO
META 3
1. PROMOVER A IGUALDADE ENTRE OS SEXOS E A AUTONOMIA DAS MULHERES.
1.1
Introdução
A
escolha do projeto foi por observar a sociedade machista que vivemos, conheci
uma comunidade no nordeste onde as garotas sempre foram educadas para servir os
homens desde cedo. Onde garotas são obrigadas pelas próprias mães á servir os
irmãos, creio que buscar por igualdade é educar desde cedo nossos filhos a
dividir tarefas independente de sexo.
2.
PROJETO EM PRATICO
2.1 Lugar e Objetivo
As atividades do projeto foram iniciadas no
mês de maio de 2014, na Creche Menino Jesus no Centro Comunitário San Gennaro
no bairro da Mooca.
A creche tem 25 crianças
matriculadas entre 2 e 4 anos, esta creche é também meu local de trabalho, por
isso a escolhi. Como trabalho como cozinheira, profissão que muitos enxergam
sendo como uma profissão feminina, decidi convidar um amigo para juntos fazer o
meu trabalho na cozinha, mostrando assim para as crianças que em qualquer sexo pode
se fazer qualquer trabalho, com isso as crianças em casa teriam outra visão da
mulher na sociedade.
2.2 O Projeto
Inicialmente conversei com
os pais sobre o projeto, deixando eles livres para discordarem se eles não
quisessem que seus filhos participassem disso, como no dia não consegui
conversar com todos os pais, pois muitos pais mandam filhos maiores ou amigos,
para irem levar e buscar seus filhos, então decidi fazer o projeto apenas com
as crianças que conversei com os pais, neste caso, 15 crianças.
Depois que os pais
concordaram coloquei o projeto em pratica, com duração de apenas um dia. Iniciei
uma conversa com as crianças no cantinho onde eles brincam, explicando para
eles sobre o que iriamos fazer de uma forma que eles entendessem. Logo em
seguida com a ajuda de mais duas babás, levamos as 15 crianças para cozinha e
lá expliquei o que faço todos os dias lá, desde o café da manhã até o lanche da
tarde, expliquei que tenho que cozinhar, lavar a louça e limpar o chão ao fim
do dia, assim como as mães deles fazem em casa.
Após explicar tudo o que
fazia lá, perguntei para eles se o meu amigo poderia fazer o trabalho no meu
lugar, algumas crianças não responderam, mas a maioria disseram que não, e
quando questionei porque, a resposta foi unanime: “Porque isso é trabalho de menina” . Após ter a resposta, pedi para
que meu amigo lavasse as canequinhas das crianças que estavam na pia, enquanto
ele lavava expliquem para as crianças que não tem trabalho de menino e menina,
que hoje em dia podemos e devemos fazer o que quisermos, e que dividir tarefas
em casa com nossos irmãos e irmãs para ajudar a mamãe não tem problema nenhum,
que isso é o correto, enquanto meu amigo lavava as canecas comecei a cortar
legumes para fazer o almoço, e continuei conversando com as crianças sobre a
ajuda em casa, em sempre ajudar a mamãe a fazer algo que seja possível para
eles, como eles ainda são novos, dei exemplos, de jogar o lixo dentro do lixo,
de levar a louça até a pia e etc.
Até que no fim do dia,
depois de ter conversado de manhã enquanto fazia o almoço, a tarde logo após o
lanche as crianças recolheram os brinquedos ajudando as babás, e eu expliquei
que é muito importante tanto menina quanto meninos fazerem aquilo também em
casa, para ajudar suas mães.
3.
CONCLUSÃO
No
final do dia com aquelas crianças, notei que muitas delas tinham ensinamentos
adequados vindo de casa, seus pais não tem problema em deixar os meninos fazer
serviços que muitas vezes são taxados como de mulherzinha. Crianças relataram que seus pais dividem tarefas, que
seus pais ajudam suas mães em casa. Assim, neste dia cheguei a conclusão que
aquelas crianças no futuro terão uma maior capacidade de respeitar as mulheres,
deixando de lado o preconceito da sociedade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Texto
As metas de desenvolvimento do milênio (disponível em: www.pnud.org.br/hdr/arquivos/RDH2003/hdr2003_01.doc
)
http://www.objetivosdomilenio.org.br/index.asp acesso: 07/05/2014
https://www.youtube.com/watch?v=idSRl2x2QTY acesso: 08/05/2014
http://www.pnud.org.br/ODM3.aspx
acesso: 10/05/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário