quarta-feira, 9 de julho de 2014

PROJETO DE PRÁTICA – MESA DE LUZ E DECALQUE COM GRAFITE

PROJETO DE PRÁTICA – MESA DE LUZ E DECALQUE COM GRAFITE
1.           INTRODUÇÃO
   Um projeto o qual tínhamos que observar, desenhar, copiar, pintar. Digamos que este projeto é algo completo para quem pretende licenciar na área das Artes.
2.           OBSERVAÇÃO
   Inicialmente, foi bastante difícil escolher qual objeto iria ser observado para reproduzi-lo em desenho, pois já que não tenho muita prática com copia de desenho ou objetos. Depois de muito praticar fazendo objetos mais simples e mais difíceis, consegui, a meu ver chegar mais perto da real imagem do objeto escolhido, e o objeto escolhido foi uma flor sorridente de tecido.
2.1 Desenhando o Objeto
   O lugar que escolhi para observa-la foi em uma sala com bastante luz natural, assim propôs ao objeto sombras leve, mas com bastante significado. O objeto que escolhi facilitou muito, pois ele é bastante simples, mas com detalhes que o enriquece mesmo possuindo poucas cores. Digamos que esta primeira etapa foi a mais difícil de concluir, pois nela tinha que ser desenhado algo que estávamos apenas observando. No fim, creio que alcancei o objetivo, desenhei utilizando apenas lápis e borracha as curvas do objeto, e utilizando de detalhes do próprio objeto pois sabia que ao fim das outras etapas seriam detalhes importantes.
3.           MESA DE LUZ
   A mesa de luz sem duvida é o meio mais simples de se fazer uma copia do desenho, com ela pode se ver todo o detalhe do desenho a ser copiado.
3.1 Copiando com a Mesa de Luz
   Fiz a minha mesa de luz, utilizei da mesa de vidro da casa de um tio e um abajur da creche de onde trabalho, foi simples a copia do objeto, com este método não vi dificuldade nenhuma, copie o desenho e no fim arte-finalizei em escala acromática, tentei ao máximo ser fiel ao jogo de luz e sombra que o objeto possuía. Mesmo com a dificuldade de arte-finalizar, esta copia foi com toda a certeza, a mais simples de se fazer.
4.           DECALQUE COM GRAFITE
   Fazer o próprio decalque foi o mais trabalhoso neste projeto, riscar toda uma folha para depois desenvolver a copia do desenho foi o que demorou mais para se concluir.
4.1        Copiando com Decalque com Grafite
   Fazer uma copia com decalque é um pouco mais difícil do que com a mesa de luz, pois com ele não dá para ver como esta o desenho que esta sendo copiado, a menos que fique levantando partes da folha, o que o torna complicado. O que observei a utilizar desta técnica para se fazer copia é que o resultado final não é tão perfeito quanto o resultado final utilizando a mesa de luz. Ao concluir a copia com o decalque contornei todo o desenho com caneta preta e o colori com lápis de cor comum, o resultado final não me agradou tanto quanto o resultado final do arte-finalizado em escala acromática.
5.           CONCLUSÃO
   Depois de concluir todo o trabalho e mesmo pensando que dava para ter saído melhor, o resultado final de todo o trabalho ajudou para adquirir novas técnicas de copias, pois não era nada familiarizada com nenhum tipo dessas técnicas.

   Com este projeto creio que como educadora serei mais capaz de ajudar a alunos que estão sempre falando: “Professora, eu não sei desenhar.”; mostrar que há coisas deste tipo que facilitam na hora desenhar, que mesmo quem já sabe desenhar podem sempre achar formas de melhorar sua arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário