sexta-feira, 15 de maio de 2015

EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE


EDUCAÇÃO DA MODERNIDADE


ESCOLA NA MODERNIDADE
Foi o Renascimento que marcou o inicio da época moderna. A modernidade foi fruto de uma revolução de muitos lados: econômica, politica, social, ideológica, geográfica e pedagógica.
No sentido econômico, o rompimento do modelo feudalista e o aparecimento do capitalista tiveram inicio no período moderno. Junto do capitalismo vieram muitas mudanças, como os no espaço politico que guiaram o aparecimento do Estado Nacional Moderno, que é definido com a repartição do poder nas instituições. A modernidade ainda introduziu uma nova classe no plano social, a burguesia, o qual junto da criação do estado nacional explicam as grandes transformações politicas, econômicas e culturais.
Na modernidade o indivíduo deveria ser instruído de acordo com o Estado, no entanto com um acréscimo que é a emancipação do sujeito, criando um senso ativo e crítico. O objetivo é de que o aluno desenvolva suas próprias qualidades, assim aprendendo com seus próprios olhos, adquirindo conhecimento sobre si e para si através da crítica e do questionamento. A fim de levar o homem a conhecer suas raízes históricas e a de seu mapa nacional, foram impostas a educação os ensinos de história e geografia.
Os objetivos da educação moderna entram em conflito por seus interesses opostos, que são: de um lado a formação do homem para o Estado, e de outro a formação do homem singular. São opostos porque se o homem tem senso crítico e individual ele começa a questionar sobre as leis do Estado e sobre o que ele deseja para sua vida, sendo que o Estado impõe o papel que cada um deve ocupar na sociedade.




REFERENCIAS
CORRÊA, R. A; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais:
Claretiano, 2013. Unidade 3 – Educação na Modernidade.

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