EDUCAÇÃO DA MODERNIDADE
ESCOLA NA
MODERNIDADE
Foi o
Renascimento que marcou o inicio da época moderna. A modernidade foi fruto de
uma revolução de muitos lados: econômica, politica, social, ideológica,
geográfica e pedagógica.
No
sentido econômico, o rompimento do modelo feudalista e o aparecimento do
capitalista tiveram inicio no período moderno. Junto do capitalismo vieram
muitas mudanças, como os no espaço politico que guiaram o aparecimento do
Estado Nacional Moderno, que é definido com a repartição do poder nas
instituições. A modernidade ainda introduziu uma nova classe no plano social, a
burguesia, o qual junto da criação do estado nacional explicam as grandes
transformações politicas, econômicas e culturais.
Na
modernidade o indivíduo deveria ser instruído de acordo com o Estado, no
entanto com um acréscimo que é a emancipação do sujeito, criando um senso ativo
e crítico. O objetivo é de que o aluno desenvolva suas próprias qualidades, assim
aprendendo com seus próprios olhos, adquirindo conhecimento sobre si e para si
através da crítica e do questionamento. A fim de levar o homem a conhecer suas
raízes históricas e a de seu mapa nacional, foram impostas a educação os
ensinos de história e geografia.
Os
objetivos da educação moderna entram em conflito por seus interesses opostos,
que são: de um lado a formação do homem para o Estado, e de outro a formação do
homem singular. São opostos porque se o homem tem senso crítico e individual
ele começa a questionar sobre as leis do Estado e sobre o que ele deseja para
sua vida, sendo que o Estado impõe o papel que cada um deve ocupar na
sociedade.
REFERENCIAS
CORRÊA, R. A; KRATANOV, S. V. Fundamentos
Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais:
Claretiano, 2013. Unidade 3 – Educação na
Modernidade.
http://www.pedagogia.com.br/historia/moderno.php
acesso: 28/08/2014
http://pt.slideshare.net/kaires/a-educao-no-inicio-dos-tempos-modernos
acesso: 28/08/2014
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