sexta-feira, 15 de maio de 2015

ENSINO DE ARTE: NEOCLASSICISMO E ROMANTISMO

ENSINO DE ARTE: NEOCLASSICISMO E ROMANTISMO
1. RESENHA CRÍTICA DOS PLANOS DE AULA: NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO.

1.1 Neoclassicismo
O plano de aula de Valéria Peixoto de Alencar, que aborda o Neoclássico, resume-se na contextualização histórica deste período, usando a leitura dos textos: Missão Artística Francesa  e Arte Acadêmica. Esses textos centralizam o começo do movimento Neoclassicista no Brasil.
Podemos destacar dois pontos positivos neste plano de aula: um é que a partir da leitura do texto Missão Artística Francesa  o aluno poderá entender a chegada da missão artística francesa, no Brasil, assim conhecendo mais sobre os principais pintores dessa missão, dentre eles, Nicolas-Antonine Taunay e Jean-Baptiste Debret. Outro ponto positivo é a leitura de imagens de diversos autores do neoclassicismo, assim não deixando o aluno preso a um só autor, proporcionando aos alunos observarem por meio da leitura de imagens as principais características de alguns pintores neoclássicos.
O aluno poderá verificar que suas obras mostram paisagens, cenas cotidianas, a cultura, o povo brasileiro, a idealização do índio, oportunizando, assim, a visualização e a fixação dos conteúdos pelos alunos, além disso, o plano propõe a produção de desenhos sobre temas estudados no neoclassicismo, não restringindo o fazer artístico à releitura da obra e, sim, oportunizando aos alunos a aplicação dos recursos de linguagem, as técnicas existentes e a invenção de outras formas de trabalhar, assim sendo, estimulando o aluno a produzir suas próprias imagens.
Pode notar-se que o plano de aula contempla os três eixos norteadores do tripé educacional: contextualização histórica, a leitura de imagens e o fazer artístico.
Único ponto negativo que encontrei é que somente alguns trabalhos serão expostos na exposição sugerida no plano de aula. Seria muito importante que todos os trabalhos fossem expostos e comentados, valorizando a produção de todos e não validando apenas a produção artística de um aluno.

1.2 Romantismo e Realismo
O plano de aula Romantismo e Realismo: comparando estilos, notamos que o contexto em que as obras se inserem foi estudado por meio dos textos sobre Romantismo e Realismo, respeitando a necessidade de estudar o contexto em que a obra se insere, e a partir dessa leitura, construir os próprios conhecimentos e perceber as semelhanças e diferenças dos movimentos estudados. Assim, o plano de aula ajuda na ampliação do saber sobre a história da arte de forma comparativa, o que torna mais claro para os alunos as características dos movimentos em questão, não valorizando um movimento em detrimento de outro.
No que diz respeito aos pontos negativos, percebe-se que o plano de aula enfatiza mais a teoria, não havendo momento de vivencia do aluno, ou seja, o fazer artístico pelo aluno.

2. SUGESTÕES DE METODOLOGIAS
2.1 Plano de Aula 1
Uma metodologia diferente para as aulas seria divertido trazer um pouco do ambiente neoclássico para sala de aula por meio de músicas do período, imagens fixadas nas paredes para introduzir o tema. Além disso, aluno poderia elaborar um texto escrito, por exemplo, um poema, uma letra de canção, etc. de uma das obras analisada, para que ele possa comunicar os possíveis sentidos que conseguiu captar desse processo vivido.
2.2 Plano de Aula 2
A partir da analise do plano de aula Romantismo e Realismo: comparando estilos, seria interessante usar  como introdução ao tema a utilização de outros suportes como cenas de filmes românticos, poesias, e músicas românticas contemporâneas, em seguida, criando momentos para que os alunos possam expor suas sensações e, a partir dessas sensações, que eles percebam as características desse movimento, como, subjetivismo, nacionalismo, entre outras.

3. ANEXOS

3.1 Plano de Aula 1 - Neoclassicismo

Objetivos
1. Entender o conceito de neoclássico, contextualizando-o.
2. Conhecer os principais artistas neoclássicos no Brasil.
3. Elaborar uma exposição.
Comentários:
  O neoclassicismo chegou ao Brasil juntamente com a Missão artística francesa, grupo de artistas convidados por dom João 6º para fundar uma academia de artes no Rio de Janeiro, a Academia de Belas Artes.
  O estilo neoclássico é assim denominado, pois busca na estética da antiguidade clássica referências e inspiração.
  Debret, um dos artistas da Missão, foi o primeiro organizador de uma exposição de arte no Brasil.
Material:
1. Os textos Missão Artística Francesa e Arte acadêmica do site Educação podem servir para iniciar os estudos.
2. Guache, pincéis, papel, copos descartáveis, forminhas de gelo, um pedaço de tecido para limpar os pincéis, cartolina e fita adesiva dupla face.
Estratégias:
1. Leitura e interpretação do texto.
2. Leitura de imagens, as do texto e outras que o professor tiver.
3. A partir dos temas recorrentes do neoclassicismo, propor aos alunos que façam desenhos com guache.
4. Seleção coletiva dos desenhos que irão para a exposição.
Produto final
Exposição:
Selecionados os desenhos, há que se fazer molduras com a cartolina. Dividir a sala em grupos:
Grupo A - curadoria: escolher o(s) local (is) para a exposição e a ordem dos trabalhos, justificando as escolhas.
Grupo B - montagem: emoldurar os desenhos e fixá-los, assim como fixar as etiquetas e o texto de parede se houver.
Grupo C - comunicação visual: legendas (etiquetas) e texto de parede (que pode ser substituído por um material impresso a ser distribuído).
Sugestões
Caso haja construções em estilo neoclássico em sua cidade, os alunos poderão visitá-las e elaborar os desenhos. Visitar museus ou exposições que estiverem ocorrendo na sua cidade para que os alunos vejam a maneira de organizar uma exposição, colocar as referências das obras de arte etc.

3.2 Plano de Aula 2 - Romantismo e Realismo: comparando estilos
Objetivos
1. Estudar as características dos movimentos romântico e realista.
2. Fazer leituras comparativas de obras de arte.
Comentários:
  Fazer um trabalho de leitura de obra de arte requer muito mais a escuta do que a fala do professor. Deixe que seus alunos falem o que percebem, sentem e associam ao observarem as obras de arte. Escute-os com atenção e você perceberá que eles próprios irão visualizar as características da pintura.
  A analise comparativa deve ser cuidadosa, pois a intenção não é "achar" um estilo melhor que o outro, e sim perceber as diferenças e semelhanças entre os movimentos.
Material:
  Os textos  Romantismo do site educação são um bom começo para se estudar as características dos dois estilos. Imagens de obras românticas e realistas, selecionadas pelo professor, também podem ser comparadas.
Estratégias:
1. Leitura das imagens que estão nos textos e de outras que o professor tenha.
2. Leitura e interpretação dos textos.
3. Leitura e análise comparativa das obras.
Atividades:
  O professor pode levar para a sala de aula, por exemplo, dois retratos, um de cada estilo, e fazer a leitura das obras uma de cada vez. A seguir, com uma imagem ao lado da outra, questionar os alunos sobre as diferenças e semelhanças entre os retratos em relação às cores utilizadas, aos efeitos de luz e sombra, às expressões dos rostos (parecem felizes, tristes, sérios etc.), e assim por diante. Repetir o exercício com outros temas: paisagens, cenas históricas.
4. REFERENCIAS

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